Contran estabelece novas regras para transporte de rochas ornamentais

Motoristas que transportam rochas ornamentais precisam ficar atentos. Desde a última sexta-feira (4), veículos acima de 57 toneladas só podem trafegar pelas rodovias de todo o País se tiver uma autorização especial concedida pelo Detran. Os motoristas terão um prazo de 18 meses para se adaptar às novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a diretora geral do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Luciene Becacici, os condutores desse tipo de veículos vão ter que passar ainda por cursos de direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, legislação de trânsito e noções de amarração e acomodação de cargas.

Os motoristas terão que utilizar também itens de segurança como travas laterais e frontais na carroceria que serve de calços para as pedras, além de quatro amarrações que serão feitas com correntes para evitar que as pedras se soltem.

Luciene afirmou ainda que os motoristas que descumprirem a lei estão sujeitos a penalidades previstas na lei. Segundo a diretora, os condutores vão pagar multas e podem ter o veículo apreendido. “O objetivo é reduzir o número de acidentes envolvendo esse tipo de carretas nas estradas”, disse.

Fonte:
Atenas Noticias

Voltar