Petrobras encontra mais gás no Espírito Santo

A Petrobras confirmou a descoberta de novas reservas de gás natural ao norte do campo de Camarupim, na Bacia do Espírito Santo, com a perfuração de dois poços

A Petrobras confirmou a descoberta de novas reservasde gás natural ao norte do campo de Camarupim, na Bacia do Espírito Santo, com a perfuração de dois poços. Segundo um técnico da companhia, a descoberta é muito importante, porque mostra que o campo é maior do que se imaginava e permitirá aumentar a produção nacional de gás.

Brasil terá uma das dez maiores reservas de petróleo no mundo
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta quinta-feira (8), que o Brasil terá uma das dez maiores reservas de petróleo do mundo com as novas fontes anunciadas na Bacia de Santos, que podem aumentar os estoques brasileiros em até 50%. "Ficaremos entre a oitava e a nona posição", afirmou - hoje, o país está na 24ª posição em quantidade de reservas.

O mais importante é que a descoberta permitirá à Petrobras aumentar, a curto prazo, a produção de gás natural em Camarupim. Está previsto, no Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangás) da empresa, que Camarupim iniciará uma produção de seis milhões de metros cúbicos por dia de gás natural no próximo ano.

O técnico explicou que, com a descoberta, essa produção poderá chegar a dez milhões de metros cúbicos por dia, além de 30 mil barris de óleo leve, que também foi descoberto na região.
O poço pioneiro (descobridor) está situado a uma profundidade, a partir do nível do mar, de 708 metros no litoral capixaba. A Petrobras tem 65% do consórcio e a americana El Paso, os 35% restantes.

Voltar