Prêmio destacará inovação em gás natural

Com inscrições prorrogadas até 29 de fevereiro, o prêmio contemplará trabalhos sobre gás natural que primem pela pesquisa e inovação nos meios estudantil e empresarial





O I Prêmio Bahiagás de Inovação é uma parceria da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Infra-Estrutura do Estado da Bahia, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb.

Com inscrições prorrogadas até 29 de fevereiro, o prêmio contemplará trabalhos sobre gás natural que primem pela pesquisa e inovação nos meios estudantil e empresarial. A entrega será feita no encerramento da Conferência da Indústria do Gás Natural e Seminário Nacional de Energia e Ambiente, que acontecem de 9 a 11 de abril de 2008, no Bahia Othon Palace Hotel.

O diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães lembra que a iniciativa do prêmio segue a orientação do Governo do Estado de desenvolver ações institucionais isoladas que reforcem a imagem de responsabilidade social. "Todo este esforço é no sentido de promover a inclusão social, inclusive em parceria com empresas", afirma.

Já a diretora-geral da Fapesb, Dora Leal, ressalta que um dos aspectos importantes do Prêmio, além de promover o investimento em Ciência e Teconologia, é envolver o estudante. "Esperamos que nos próximos anos esta parceria seja ampliada e proporcione outras oportunidades de trabalho".

O I Prêmio Bahiagás de Inovação é destinado às empresas sediadas na Bahia da cadeia produtiva, de comercialização e uso do gás natural; à comunidade de C&T vinculada às instituições nacionais com ensino superior em todos os níveis de graduação e pós-graduação; e aos alunos de ensino médio matriculados em escolas da Bahia.

Os temas dos trabalhos estão fundamentados nos desafios tecnológicos da indústria do gás natural: Usos do Gás Natural; Exploração e Produção; Abastecimento, Transporte e Distribuição; Regulação; Responsabilidade Sócio-Ambiental; Novas Tecnologias e Energias Alternativas; Biotecnologia Aplicada à Indústria do Gás Natural e ao Meio Ambiente.

Serão distribuídos prêmios em dinheiro a trabalhos sobre o gás natural produzidos por alunos dos cursos de nível médio da Bahia e, no meio acadêmico, por alunos de graduação, mestrado e doutorado de todo o Brasil. Também abrange a todo o país a categoria Projeto, que contemplará com R$ 70 mil cada um dos três mais relevantes projetos de pesquisa sobre o setor de gás natural.

“Esperamos que a comunidade acadêmica base possa se inserir na área de pesquisa propondo alternativas para o aumento de produção e o uso mais eficiente do gás, desta forma”, destaca o professor Elias Ramos, diretor de Inovação da Fapesb e coordenador do prêmio. Ele revela que o julgamento valorizará projetos cujos resultados venham a ter aplicabilidade importante na indústria de GN.

Às empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte com maior relevo no uso eficiente do gás natural, o I Prêmio Bahiagás de Inovação destinará o troféu de destaque empresarial. A seleção e julgamento nas diferentes modalidades de premiação e dos projetos de pesquisa serão coordenados por uma comissão executiva.


FONTE:
Redação Gás Brasil, com informações da Bahiagás

Voltar