Fórum de energia termina sem sinais de barateamento do Petróleo

Os participantes reconheceram que a especulação financeira está tendo uma crescente influência no comportamento dos preços

O XI Fórum Internacional da Energia terminou nesta terça-feira (22/04), em Roma, sem sinais de diminuição do preço do petróleo e com o desafio de impulsionar a exploração deste recurso enquanto tenta-se reduzir as emissões poluentes. O fórum reconheceu que a especulação financeira está tendo uma crescente influência no comportamento dos preços do petróleo, aumentando sua volatilidade, e advertiu que este fenômeno pode desencorajar os investimentos no setor.

"Os consumidores nos pedem a garantia de abastecimento", contou o secretário-geral da Opep, Abdala Salem El-Badri, que disse ainda que a organização está disposta a fazê-lo, mas para desenvolver a capacidade necessária no futuro necessita clareza sobre como evoluirá a demanda.

Também ficou clara a inquietação e as crescentes dúvidas que despertam o desenvolvimento de biocombustíveis. O fórum aposta em estudar melhor suas implicações futuras. Além disso é necessário reduzir as emissões de CO2 e, para isso, a AIE aposta pelo desenvolvimento de plantas de captura e armazenamento de carbono(CCS), uma tecnologia que está ainda em fase de teste.

Foi reafirmada a necessidade de aprofundar o diálogo entre os consumidores e produtores, assim como entre as companhias nacionais e as privadas. Também foi programada para 2010 a realização do próximo fórum, que será no México.

Voltar