Falta um mês para o grande evento do GNV

Os preparativos para o próximo Congresso Mundial da IANGV - NGV-2008, a ser realizado no Rio de Janeiro, estão se intensificando, com o recebimento de resumos de trabalhos a serem apresentados nas sessões paralelas do Congresso.

A Feira e Congresso Internacional de GNV, realizado a cada 2 anos em uma diferente cidade do mundo, sob a égide da IANGV – Associação Internacional de Veículos a Gás Natural, desta vez terá lugar no Rio de Janeiro. Organizado pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o NGV 2008 tem abertura prevista para 3 de junho próximo. O evento ocupará o Centro de Convenções SulAmerica, no bairro da Cidade Nova, a 1 km do centro do Rio, por 3 dias. Na atual década, o evento foi realizado em Washington-USA, em 2002, em Buenos Aires em 2004 e na cidade do Cairo, em 2006.

Dentre os temas previstos para as sessões plenárias, durante os 3 dias do congresso, estão assuntos relativos aos mercados de GNV regionais, as últimas inovações tecnológicas e tendências futuras, as questões de política energética e suas conseqüências na criação de um mundo mais limpo, oportunidades no mercado de GNV, a questão das montadoras, o uso de gás natural em veículos pesados, dentre outros assuntos.

Com o lema de “Um caminho para um mundo limpo e sustentável em energia”, o evento faz parte do circuito mundial de encontros patrocinados pela IANGV – International Association for Natural Gas Vehicles, e como dito acima, será organizado pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, com participação do NGV Communications Group – Folha do GNV.

O Centro de Convenções Rio Cidade Nova, o lugar escolhido para a realização desse Congresso Mundial, dispõe de todas as facilidades para tornar esse evento, um dos mais memoráveis na indústria de GNV. Espera-se um grande número de participantes da Europa, Ásia, África e países das Américas, o que dará lugar a desenvolvimentos comerciais amplos, de parte dos expositores e demais participantes do Congresso.

O objetivo do evento é o de apresentar as últimas novidades do setor, em termos de inovações tecnológicas, novos produtos, serviços, opções para geração de negócios, apresentações sobre a posição global do GNV, examinada continente a continente por eminentes representantes do setor. Essa revisão começará no primeiro dia do congresso, com relatórios sobre o progresso na Ásia, e depois na Europa, América do Norte e concluindo com a América do Sul. Em sessão paralela, se examinará as últimas novidades tecnológicas aplicáveis ao setor, concluindo-se o dia com uma sessão plenária sobre as tendências e previsões globais de crescimento até o ano 2020, e os incentivos concedidos por diversos países para estimular esse crescimento.

O segundo dia do congresso começará bem cedo, com a apresentação de trabalhos técnicos submetidos à aprovação prévia da instituição organizadora, e provenientes de 18 diferentes países. Desses, 5 trabalhos são provenientes de autores brasileiros. Na parte da tarde desse dia, serão apresentados e discutidos temas sobre oportunidades de negócios, novos horizontes e atual posição e previsões do setor, nos países da América do Sul.

No terceiro e último dia do evento, além de novas apresentações de trabalhos técnicos na parte da manhã, após o almoço serão discutidas as possíveis iniciativas para o desenvolvimento do mercado, as últimas inovações, o uso de GNV em veículos pesados, a questão de créditos de carbono e outros temas correlatos. Tudo isso, liderado por especialistas vindos de toda parte do mundo, de reconhecida competência no assunto.

A sessão do último dia será encerrada após um painel de debates entre profissionais de alto nível, sobre a promoção de políticas energéticas que possibilitem melhores condições atmosféricas na face de nosso planeta, seguida da premiação dos trabalhos técnicos apresentados, e de líderes mundiais do setor, escolhidos pelos membros do comitê executivo da IANGV.

Embora parte significativa do espaço disponível para exposição já esteja contratada, algumas áreas ainda podem ser adquiridas. Para participar do congresso, há necessidade de que o interessado tenha sido previamente registrado. As informações detalhadas sobre os últimos espaços disponíveis e inscrições de congressistas encontram-se no website www.ngv2008.com.br.

Voltar