Inspeção Veicular traz mais segurança ao Porto

Tribuna Catarinense - 06/09/2007

Cerca de 300 caminhões contêiner já receberam o selo de inspeção

Para tentar diminuir os acidentes com caminhão contêiner em Itajaí, a Prefeitura Municipal de Itajaí lançou em junho deste ano, o Selo de Inspeção Veicular. Os caminhões começaram a passar por uma vistoria, na qual são verificados 36 itens de segurança. Desde que começou a inspeção 300 caminhões já receberam o selo e 145 já estão prontos só esperando para serem selados.
Duas oficinas de Itajaí foram credenciadas para fazer o serviço. Os caminhões contêineres que já estão circulando com o selo oferecem mais segurança para a população. "Alguns dos itens vistoriados são os freios, pneus e pinos que seguram os contêineres. É fundamental que esses e outros itens estejam em perfeito estado para que o caminhão possa trafegar com segurança", destaca o prefeito Volnei Morastoni.
Dos caminhões já vistoriados, 65 não passaram na inspeção por apresentar os mais diversos problemas. "Quando isso acontece o caminhão deve ser levado a qualquer oficina e só deve voltar com o problema sanado", diz o coordenador do projeto, Antonio Dias.
Pelo levantamento do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Contêineres (Sintracon), cerca de 200 caminhões ainda vão passar pela vistoria. O prazo para se regularizar é até 10 de novembro desse ano. Os motoristas podem ir até o Sindicato retirar uma senha e levar o cavalinho e a carreta até uma das oficinas. As credenciadas são a do Rodi e do Italiano, ambas na Avenida Reinaldo Schmitausen, em Cordeiros.
De acordo com coordenador da Codetran, Artur de Jesus, desde a implantação do selo diminuíram os acidentes e os problemas com caminhões contêineres. "Com a intensificação da fiscalização por parte do Codetran e com o selo temos sentido uma significativa melhora em relação aos caminhões. O que faltava era a manutenção, e com o selo os motoristas são obrigados a fazer", conclui Artur.
Prova disso, foi o que aconteceu anteontem na avenida Irineu Bornhausen (Caninana), onde um caminhão sem selo ocasionou um incidente por falta de manutenção. O tanque de combustível se desprendeu da carreta derramando mais de 200 litros de óleo na pista. O veículo estava em péssimo estado. O caminhão foi apreendido e o motorista recebeu duas multas.

Voltar