Sest/Senat e Polícia Militar realizam semana do trânsito com ações educativas para as crianças

A segurança das crianças no trânsito. Com esse objetivo que o (Sest/Senat) Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, junto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, desenvolverá uma programação especial para a Semana Nacional do Trânsito. Ao todo, mais de 2 mil crianças de escolas públicas da Grande Vitória participarão de atividades socioeducativas que começam nesta segunda-feira, dia 22, a partir das 8 horas, e se estendem até sexta-feira, dia 26, na unidade do Sest/Senat de Cariacica.

O tema escolhido segue uma orientação do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) e é um alerta para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito envolvendo crianças. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelaram que, em 2006, 21.199 crianças, de 0 a 12 anos, foram vítimas de acidente de trânsito. Dessas, 818 foram fatais. O Contran está elaborando as diretrizes nacionais da educação no trânsito para a educação infantil e ensino fundamental. Além disso, o trânsito como atividade extracurricular do ensino médio faz parte da resolução 265/08 do Contran.

Na programação, crianças de 7 a 12 anos participarão de oficinas lúdicas e interativas, brincadeiras, palestras e brindes, dentro do Projeto Patrulheiro Mirim, da Polícia Militar, e do projeto Vida em Jogo, do Sest/Senat. Destaque para um passeio de viatura com as crianças enfatizando as ações da Polícia Militar no trânsito.

Ainda durante a semana, A Fundação Rodrigo Marchesi desenvolverá algumas atividades, dentre elas, um aparelho que simula situações no trânsito. Também haverá um escovódromo com profissionais para orientar sobre higiene bucal e distribuição de brindes.

De acordo com o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, o tenente-coronel Valdir Leopoldino, essa edição da Semana Nacional de Trânsito busca despertar em todos os organismos a importância da educação para o trânsito com relação à criança. “O código de trânsito completou 10 anos neste ano e traz orientações sobre a cultura da criança no trânsito, mas na prática as pessoas ainda não se atentam para isso”, completa o tenente-coronel.

A iniciativa será realizada em parceria com o Instituto de Qualidade e Tecnologia de Segurança Veicular (IQT), o Centro de Inspeção Veicular (Civa), o GVBus, a Vix Logística, a Vitória Diesel S/A, o Supermercados Casa Grande, o Setpes, o Trasncares, o Sincor, dentre outros.

Voltar