Termoaçu vai entrar em operação

A termelétrica a gás natural Termoaçu foi inaugurada oficialmente em 19/09/08, em evento realizado em Mossoró, R. G. do Norte, com a presença do presidente Lula. Agora denominada Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira, a antiga Termoaçu é uma das últimas térmicas a gás do PPT – Plano Prioritário de Termeletricidade, lançado pelo Governo em 2001, em pleno “apagão” elétrico. Esteve com sua implantação longo tempo paralizada, tendo sido as obras retomadas há dois anos, sob responsabilidade da empresa Camargo Correia.

A usina agora inaugurada é uma unidade de cogeração, com capacidade de geração elétrica de 340 MW e de 900 ton/hora de vapor, a ser usado nos serviços de produção de petróleo da Petrobras. Operará sob responsabilidade da Petrobras e da Neoenergia, empresa controlada pelo grupo espanhol Iberdrola.

A Termoaçu está localizada na região do Vale do Açu, mais precisamente no município de Alto do Rodrigues. Apenas em sua primeira etapa, a Termoaçu será capaz de gerar energia equivalente ao consumo de 2 milhões de residências. Há uma grande expectativa com relação ao início do funcionamento da térmica porque seu potencial preliminar já representa 60% das necessidades energéticas do Rio Grande do Norte.

Francisco Queiroz, presidente da Termoaçu, esclarece que, após a declaração de comercialidade, a usina estará pronta para gerar energia sempre que receber demanda do Sistema Energético Nacional. “A obra continua. Estamos nos preparando para iniciar a geração em ciclo aberto. Mas isso só ocorrerá quando forem concluídos os testes”. Queiroz prefere não arriscar sobre uma data precisa para a operação. “Não temos como dizer isso agora porque estamos em uma fase de pré-operação. Podem surgir imprevistos que adiem mais alguns dias”.

Fonte: Tribuna do Norte/CTGás/Agência Petrobras, setembro/08.

Voltar