Petrobras bate recorde de produção com 2 mi de barris/dia

Estatal superou nesta terça marca anterior de 1,9 milhão de barris/dia atingida em outubro de 2006

Segundo a estatal, o resultado é reflexo do início de operação de cinco novas plataformas de produção de petróleo ao longo de 2007. A última a entrar em funcionamento foi a P-54, no dia 11 de dezembro, no campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ). Quando atingir o pico de produção, previsto para acontecer no segundo semestre de 2008, ela acrescentará 180 mil barris por dia à produção nacional.

O Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse, em entrevista coletiva, que o recorde registrado na terça coloca a Petrobras no "seleto grupo de empresas de petróleo com capacidade para produzir mais de 2 milhões de barris por dia".

O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, comemorou a marca, mas admitiu que é difícil para a empresa manter uma média diária de produção acima de 2 milhões de barris. "A Petrobras continuará crescendo para atingir o máximo possível de produção", declarou. "Para chegar aos 2 milhões de barris foi preciso arrumar a casa e crescer."

Gabrielli comentou que 2007 foi um bom ano para a Petrobras, não apenas em termos de produção, mas também no segmento de exploração, com a descoberta de reservas importantes de petróleo na área pré-sal (de elevada profundidade).

Voltar