Canadá: dispositivo de abastecimento de combustível para veículos a gás natural

Uma empresa construtora de Edmonton, Canadá, começou a oferecer a seus clientes um sistema de abastecimento veicular doméstico que se instala na garagem de casa. O dispositivo funciona somente para automóveis a gás natural, que aumentam continuamente no país.


A empresa canadense Sterling Homes lançou o sistema Phill de carga doméstica instalado em uma casa modelo localizada no sudeste de Edmonton. A unidade está conectada a uma linha de gás natural residencial e o comprime a medida que o injeta no tanque do automóvel. O abastecimento será adicionado na fatura de gás natural que o dono da casa recebe todo mês.


Este lançamento representou o debut canadense do Phill, que o fabrica na filial de Toronto da FuelMaker Corporation, mas já é comercializado nos Estados Unidos desde 2005. O dispositivo usualmente custa $ 6.000 e a Sterling Homes oferece o Phill – e o custo de $ 6.000 por uma conversão veicular a gás natural – como opção para os possíveis compradores do novo bairro de Springside Meadows.


Os veículos a gás natural funcionam com gás natural comprimido, e um dos argumentos mais importantes para sua inserção no mercado tem sido sua característica ecológica, dado que produzem 20% menos de gases poluentes que outros tipos de veículos. Utilizam-se com maior freqüência em partes da Europa, Califórnia, América Latina e Sul da Ásia, onde transporte de passageiros, caminhões de coleta de lixo e veículos de pequenas frotas já circulam com este combustível.

A economia também se apresenta como uma grande vantagem nestas unidades, sobre tudo desde que os motoristas experimentaram a alta dos preços da gasolina a níveis recorde nestes últimos meses.


A Sterling Homes também oferecerá o Phill em outro bairro da cidade. Uma empresa local, Star Mechanical, conta com staff capacitado para adaptar garagens e instalar o Phill em outras casas.

Fonte: NGV News, nov/08.

Voltar