Compressores de GNV serão certificados pelo Inmetro

O Inmetro deve publicar no primeiro semestre de 2009 o primeiro regulamento técnico para certificação compulsória de sistemas de compressão de GNV. O instituto criou uma comissão técnica, com a participação de fornecedores, para definir as normas de conformidade e aplicação do instrumento. O mercado terá um período, a ser definido, para cumprir a certificação.

A normalização abrangerá os sistemas do tipo hidráulico, rotativo e alternativo. O regulamento visa estabelecer um padrão de desempenho e segurança dos equipamentos, englobando dispositivos como sistemas de controle, válvulas e trocadores de calor. O Brasil possui cerca de 1,6 mil sistemas compressão instalados em postos de combustíveis.

A comissão foi criada em maio deste ano, através da portaria do Inmetro 144/08. O grupo é composto por representantes da Agira, Aspro, Abegás, Ipiranga, Dresser, Galileo, Junqueira Compressores e Federação Nacional dos Combustíveis.

As normas do Inmetro para o segmento de GNV já são aplicadas na certificação dos componentes do kit, cilindros requalificados, instaladores (convertedoras), além da verificação metrológica de dispensers para aprovação de modelo.

Fonte: Brasil Energia/Sindcomb

Voltar