Termelétricas: evento discute investimentos em novos projetos

Conferência da IBC trará ainda experiências de empresas que optaram pela termeletricidade

A expectativa do setor energético em relação aos novos projetos de termeletricidade será discutida na conferência que a IBC promoverá nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo. O evento abordará também questões como a hierarquia de despacho e formação de preço e reunirá executivos das principais associações e de empresas que atuam no setor. Dois workshops sobre gestão operacional do parque nuclear e estudos de impacto ambiental em novos projetos de UTE completam a programação.

"De acordo com o Plano Decenal de Energia, divulgado recentemente pela EPE, está previsto funcionamento de 81 novas usinas termelétricas até 2017", lembra o gerente de projetos da IBC e responsável pelo encontro, Lucas Pimentel. "A conferência irá discutir os principais temas acerca da expansão da capacidade de geração de energia prevista para este ano. Mas também abrirá espaço para debates relacionados ao impacto ambiental gerado pelas UTEs e o risco de interrupção de suprimento dos combustíveis para as usinas", afirma Pimentel.

O evento terá início com as apresentações do presidente da ABRAGET e diretor da MPX, Xisto Vieira, e do gerente geral de operações de ativos de energia da Petrobras, Edio José Rodenheber, sobre o desenvolvimento da termeletricidade no parque energético nacional. Logo em seguida, o diretor executivo da ABRAGET, Guido Rennó, falará sobre as perspectivas para o setor em um ambiente de crise econômica.

A conferência trará ainda experiências de consumidores de termeletricidade. O consultor da área de energia da Alcoa Alumínio, Rogério Pizeta, e o diretor da Tekenergia, Gerson Sampaio, analisarão os resultados obtidos e discutirão o potencial de uso de combustíveis como gás natural, óleo combustível, carvão, urânio enriquecido e biomassa. A viabilidade e competitividade entre os insumos também serão abordados pelo diretor comercial da Gas Energy, Ricardo Pinto.

Completam a programação as apresentações de executivos da Wärtsilä Brasil, ACE Seguradora e WVA Assessoria e Consultoria. Entre os temas que serão debatidos estão a formação do preço da energia térmica, análise de risco de empreendimentos e sistemática de leilões de energia térmica no setor elétrico nacional.

Após a sessão principal, dois workshops simultâneos encerrarão os trabalhos. No primeiro, o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Antonio Muller, e o presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), Guilherme Camargo, falarão sobre o planejamento para expansão e gestão operacional do parque gerador de energia nuclear. Já o segundo workshop será dedicado a estudos de impacto ambiental em novos projetos de UTE.

O evento é uma iniciativa do Informa Group Latin America com a marca IBC. A programação completa está no site www.informagroup.com.br/termoeletricidade ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808.

AGENDA: Conferência sobre Termelétricas, de 27 e 28 de abril de 2009,das 08h30 às 17h30, no Hotel Address Cidade Jardim - Rua Amauri, 513 - São Paulo – SP. Informações: (11) 3017-6808 ou ibc@ibcbrasil.com.br | Website: www.informagroup.com.br/termoeletricidade. Organização: Informa Group - IBC

PERFIL: A IBC - International Business Communications - está no Brasil há 11 anos, atuando como catalisadora de conhecimentos para o mercado empresarial, por meio de conferências, seminários e workshops para executivos em todos os setores da economia. Fundada em Londres em 1964, hoje a IBC integra o Informa Group (FTSE-250: INF), líder mundial em informação empresarial.

Voltar