Lei, decretada por Lula, torna duplos Airbags frontal obrigatórios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a lei que obriga o Airbag duplo frontal para motoristas e passageiros em carros novos. A medida também vale para importados zero quilometro. A Câmara dos Deputados havia aprovado o projeto no dia 18 de fevereiro, em votação simbólica. O Conselho Nacional de Transito irá criar um cronograma de adaptação para a inclusão do equipamento de proteção, que deve tornar a instalação do produto em todos os carros a partir de 2014.

Atualmente, a instalação de um airbag custa aproximadamente R$ 2 mil. Porém, com a obrigatoriedade do produto, o valor deve cair. O preço deve variar conforme o modelo.

2014 Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar as especificações técnicas e o cronograma de implantação, mas cinco anos após a resolução do Contran todos os automóveis novos deverão ter o airbag como item de série.

Pelo texto aprovado, será dado um prazo de cinco anos, após a regulamentação do Contran, para que todos os carros novos fabricados no Brasil, exceto os destinados à exportação, tenham o airbag como item obrigatório.

No primeiro ano da regulamentação, no entanto, já poderá ser exigido que projetos novos de veículos tenham o airbag como item de série e não mais como opcional. Não há na lei prazo para o Contran realizar a regulamentação.

Fonte: site ES Hoje

Voltar