CEG deve reduzir preço do gás em maio

Um dos reflexos considerados positivos da crise financeira mundial é que, pela segunda vez consecutiva neste ano, os preços do gás natural canalizado devem ter queda a partir de maio no Estado do Rio de Janeiro, que é atendido pela CEG e CEG Rio. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços divulgou nota afirmando que a queda será, em média, de 7%. A diminuição de preços se deve à queda dos preços internacionais do petróleo e derivados.

A primeira redução de preços foi em 1º. de fevereiro, quando a Petrobras baixou em 11,08% as tarifas para a CEG e em 3,77% para a CEG Rio. Para os consumidores, na época, a redução foi de 3% para a classe residencial, em torno de 7% a 10% para as indústrias, e de 9,4% para o gás natural veicular (GNV).

A subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Renata Cavalcanti, esclareceu que se trata de uma estimativa, considerando a continuada queda nos preços internacionais do petróleo e derivados. A Petrobras fixa os preços de venda do gás natural às distribuidoras de gás canalizado, trimestralmente, com base em uma cesta de derivados, como o óleo combustível. Os novos preços serão calculados com base na média de preços dos combustíveis nos meses de janeiro, fevereiro e março.

— Com base nos preços de janeiro e fevereiro, estima-se que a redução deve girar em torno de 7%, da Petrobras para a distribuidora do Rio — disse a subsecretária.

Segundo a executiva, CEG e CEG Rio é que fixarão os percentuais de redução nas tarifas para cada classe de consumidores. Renata estima que a redução, tanto para as indústrias como para o GNV, deverá ficar em torno de 5%.

A CEG não quis comentar o assunto, limitando-se a informar que ainda não recebeu qualquer comunicado oficial da Petrobras sobre os novos percentuais das tarifas que entrarão em vigor em 1º. de maio. A Petrobras, por sua vez, informou que não divulga os percentuais de reajuste.
Já em relação à gasolina e ao óleo diesel, a Petrobras não demonstra disposição de reduzir seus preços.

Voltar