Petrobras vai baixar o preço do gás natural, afirma diretora

A Petrobras vai baixar o preço do gás natural que vende às distribuidoras, informou a diretora de Gás e Abastecimento da estatal, Maria da Graças Foster, em entrevista ao "Jornal da Globo". Segundo Foster, a intenção é que o preço mais baixo chegue ao consumidor e, para que isso ocorra, a Petrobras espera que as distribuidoras repassem a queda.

Na terça-feira (7), a Folha informou que o preço do gás que a Bolívia vende ao Brasil caiu mais de 40%, derrubando a arrecadação boliviana com a exportação do produto. De acordo com a reportagem, a queda deveria fazer com que o governo de La Paz aumentasse a pressão sobre o Brasil para aumentar o volume de gás comprado --que já está menor que o previsto.

A crise econômica internacional faz com que a demanda das empresas brasileiras por gás caia. Além disso, o aumento da produção nacional faz com que haja uma sobra de gás no país.

Para estimular o consumo, a Petrobras recorre à diminuição do preço. Além disso, a empresa pretende realizar leilões das sobras de gás entre as distribuidoras, conforme noticiou a Folha Online.

Veja a reportagem em http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u547683.shtml

Voltar