Petrobras abre primeiro posto para abastecer veículos elétricos


Folha de S. Paulo

A Petrobras Distribuidora inaugurou nesta quarta-feira, no Rio, o primeiro posto que oferece recarga de veículos elétricos a partir de energia solar.

Apesar de o Rio ter apenas 20 veículos elétricos ou híbridos, a estimativa é de crescimento de 50% ao ano. No caso das motos, circulam no Rio 180 das 300 unidades elétricas do país.

A Petrobras informou que o Eletroposto foi projetado exclusivamente para o abastecimento de veículos elétricos a partir da energia solar. Ela é captada por um conjunto de 28 módulos reunidos em painéis fotovoltaicos que gera 184 volts em corrente contínua, cuja potência é convertida por um inversor em energia trifásica alternada de 220 volts.

A energia resultante deste processo é oferecida nos pontos de recarga de motos e carros em tomadas de 110 ou 220 volts. Em caso de ausência de luz solar ou demanda de recarga maior do que a projetada, o inversor capta energia da rede externa.

"Trata-se de mais uma iniciativa da Petrobras Distribuidora no sentido de consolidar seu compromisso de reduzir a emissão de dióxido de carbono, buscar a eficiência energética e estimular a pesquisa de energias renováveis", afirmou o diretor da Rede de Postos de Serviço, Edimario Oliveira Machado.

Segundo ele, o Eletroposto oferecerá possibilidade de recargas pontuais de uma a três horas ou a troca de baterias descarregadas por carregadas. Em geral, uma recarga completa permite uma autonomia média de 40 km para a moto e 60 km para um carro elétrico, sendo que o consumo gira em torno dos 1,2 kWh. (Folha de S. Paulo)

Voltar