Licenciamento veicular: Detran alerta para início do pagamento deste ano

Já está disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) o calendário anual de licenciamento de veículos automotores referente ao ano de 2009. O pagamento deverá ser efetuado entre os meses de julho e novembro.

Os proprietários de veículos cuja placa tem como número final o dígito 1 ou 2, devem ser os primeiros a recolher a taxa. As demais datas são as seguintes: veículos com placa final 3 e 4, agosto; 5 e 6, setembro; 7 e 8, outubro; e 9 e 0, novembro.

O Documento Único de Arrecadação (DUA) - que é a guia onde constam todos os débitos do exercício, como taxa do licenciamento e seguro obrigatório - já começou a ser encaminhado às residências dos proprietários de veículos e pode ser pago em qualquer agência do Banestes, Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) até a data estabelecida no próprio boleto.

Internet

O DUA pode ser obtido também via Internet, no site do Detran/ES. Basta acessar o campo "Acesso Direto", na página principal do endereço eletrônico www.detran.es.gov.br.

O Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) é entregue na casa do proprietário, logo após o pagamento do DUA. Quem não receber o documento, deve se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) onde o veículo está registrado para retirá-lo.

Antecipação

Independentemente do mês de pagamento do DUA, é possível pagar o boleto antecipadamente nas Ciretrans ou Postos de Atendimento Veicular (PAVs). "Se o dono do veículo não quiser ficar preocupado com o prazo, ele pode imprimir o boleto pela internet ou procurar qualquer ponto de atendimento do Detran para solicitar o documento", explicou.

A partir do dia 15 de agosto, terá inicio o processo de fiscalização dos veículos com licenciamento programado para julho. Aqueles que não realizarem o pagamento, cometem infração gravíssima, no valor de R$ 191,54, e acumulam sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualização do endereço é fundamental

Os proprietários de veículos devem manter o endereço de correspondência atualizado junto ao Detran|ES, pois o não recebimento do boleto no endereço cadastrado não isenta o contribuinte das penalidades pelo não recolhimento do tributo devido.

Fonte: Gazeta Online
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/06/101271-licenciamento+veicular+detran+alerta+para+inicio+do+pagamento+deste+ano.html

Voltar