Opel lança gama movida a GLP na Europa

Fonte: Carsale

A Opel acaba de lançar uma linha de veículos movida a gás liquefeito de petróleo (GLP) e a gasolina na Europa. A gama é formada por cinco modelos: Corsa 1.2 e 1.4, Astra Station Wagon 1.6, Meriva 1.4 e Zafira 1.8. De acordo com o fabricante alemão, todos os modelos são equipados com reservatório de GLP instalados no espaço destinado ao pneu estepe - no caso do Corsa, Meriva e Astra SW - ou sob o assoalho do veículo - caso da Zafira. Essa característica permite que o espaço no compartimento do porta-malas seja mantido inalterado.

Com exceção da Zafira, os outros veículos não contam com pneu sobressalente. Em seu lugar a Opel oferece um kit de reparos de emergência - semelhante ao usado no smart fortwo. Ainda segundo a Opel, o sistema de alimentação dos carros pode mudar automaticamente da gasolina para o GLP e vice-versa, ou pressionando um botão. A montadora afirma que a autonomia de rodagem da perua Astra, por exemplo, pode chegar a 1.300 quilômetros, e que as emissões de CO2 no modo GLP são de 10% a 13% menores que as da gasolina.

Para aceitar o gás, o conjunto mecânico dos carros teve de ser equipado com válvulas e sede de válvulas especiais e de maior durabilidade. Para atender às normas de segurança, o reservatório de GLP e outros componentes tiveram de ser submetidos a crash-tests e avaliações de resistência. A Opel oferece garantia de fábrica de dois anos para a gama a gás. A empresa garante que os custos de manutenção desses modelos são equiparados aos da linha convencional, movida apenas a gasolina. A Europa possui cerca de 13 milhões de veículos movidos a GLP e 25,5 mil postos de abastecimento de gás, sendo que desse total, cerca de cinco mil ficam na Alemanha. Além do mercado alemão, a Opel vende automóveis a GLP na França e na Itália. (Carsale)

Voltar