Volkswagen fornece primeiros ônibus escolares do “Caminho Escola”


Fonte: Canal do Transporte

A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a entrega dos ônibus do programa de transporte escolar em áreas rurais do governo federal, o “Caminho Escola”. A montadora está entregando o primeiro lote de 1.100 veículos completos (chassi mais carroceria) do VW 15.190 VE-03R, modelo desenvolvido especificamente para a aplicação.

Ônibus

Com capacidade para transportar até 57 alunos sentados, o VW 15.190 VE-03R foi projetado para rodar em locais de difícil acesso, como lama, rios, buracos e chuva, conforme exigido pelo programa do governo federal. Com motor eletrônico MWM 4.12 TCE, câmbio Eaton de 6 marchas e capacidade de carga de 15,5 toneladas, o ônibus tem chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro; pneus borrachudos; faróis traseiros; sinalizador sonoro de ré; além de portas maiores que as convencionais; poltronas tipo sofá; cinto de segurança; vidros verdes; assentos preferenciais; janelas de emergência; limitador de velocidade para 70 quilômetros por hora e tacógrafo com GPS.

De acordo com a montadora, as alterações necessárias foram alcançadas por estudos e proposições feitas pelo Ceftru/UnB (Centro de Pesquisa em Transportes da Universidade de Brasília), por técnicos do FNDE/MEC (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e pelo Inmetro, que certificou a versão. "A concepção desse modelo mobilizou toda a nossa Engenharia, os fornecedores e nossa área de Qualidade. Tudo foi projetado para garantir maior conforto aos estudantes", destaca Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America.

Antes do desenvolvimento do VW 15.190 VE-03R, numa pesquisa que percorreu 50 mil quilômetros e 16 municípios da zona rural brasileira, segundo a montadora, foram consultados prefeitos, secretários de educação e transporte, condutores de ônibus e barcos, donos de empresa de transporte, professores e alunos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus também venceu a licitação do "Caminho Escola" para o fornecimento de mais 1.100 ônibus do modelo convencional, o 15.190 EOD, para transporte escolar em áreas urbanas. (Canal do Transporte)

Voltar