Hyundai retoma projeto de fábrica no Brasil

A montadora coreana Hyundai Motors deve retomar, em abril de 2010, a construção de sua segunda fábrica no Brasil. A informação foi veiculada no site de notícias coreano Edaily, que cita uma fonte não identificada. O memorando de entendimentos para a construção da unidade foi assinado em setembro do ano passado entre a empresa e o governo do Estado de São Paulo. As obras da unidade, na cidade de Piracicaba - que ofereceu à montadora a infraestrutura do terreno, além da isenção de tributos municipais -, deveriam ter início em novembro. Porém, com a crise financeira global, o projeto foi suspenso.

Mas, de acordo com uma fonte próxima à empresa no Brasil, ouvida pelo Estado, a suspensão era realmente temporária. "O projeto nunca saiu dos planos da companhia", disse. De acordo com o jornal coreano, a nova fábrica deve entrar em operação em 2012. A previsão inicial do grupo era de início de funcionamento da unidade em 2011.

Com investimentos totais estimados em US$ 600 milhões, a nova unidade deve produzir 100 mil veículos compactos por ano, destinados ao Brasil e ao mercado sul-americano. O grupo havia prometido, além disso, trazer ao menos oito fabricantes coreanos de peças para abastecer a filial.

"A segunda fábrica da Hyundai no Brasil está realmente saindo do papel e começa a ser construída em abril", afirmou a fonte brasileira. Por trás da decisão de retomar o projeto estaria o bom resultado da montadora no Brasil. No primeiro semestre deste ano, as vendas da Hyundai no País cresceram 16,1% na comparação com o mesmo período de 2008, chegando a 24,6 mil unidades.

No grupo das dez maiores empresas automobilísticas do País, a Hyundai ficou atrás, em porcentual de crescimento, apenas da Toyota, que aumentou suas vendas em 20% no período, e da Ford, com 18,4%.

Contratações

Atualmente, a Hyundai produz automóveis no País por meio de uma parceria com o grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade. Na fábrica localizada em Anápolis (GO), de propriedade da Caoa, são produzidos, desde abril de 2007, os minicaminhões HR. Atualmente, a produção desse veículo chega a 400 unidades por mês.

Mas a fábrica já está pronta para dar início à fabricação do utilitário esportivo Tucson, até então importado da Coreia do Sul e que deixará de ser produzido pela matriz. Além de ser vendido no mercado brasileiro, o Tucson produzido em Goiás também será exportado.

O grupo Hyundai/Caoa deu início, em agosto, ao processo de contratação de 950 funcionários na fábrica em Goiás para o início da produção do Tucson. A unidade já empregava 600 funcionários diretos. A fábrica, que terá investimentos de R$ 400 milhões até 2010, vai produzir 2 mil unidades do Tucson por mês. (O Estado de S. Paulo/Andrea Vialli)

Fonte: O Estado de S. Paulo

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