Detran do RS vai exigir autorização para conduzir bicileta elétrica e moto com até ATÉ 50 CC

Tanto o condutor de ciclomotor quanto o de ciclo-elétrico abaixo de 50 cilindradas precisam de uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que é expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

A Resolução 315 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que equipara os veículos cicloelétricos (bicicletas) aos ciclomotores (motos), será cumprida com rigor a partir desta segunda-feira, dia 21 de setembro, por determinação da Brigada Militar. Após o período de tolerância desde que a medida foi publicada, em maio deste ano, a partir de agora os condutores poderão ser multados e os veículos, apreendidos.

As regras para a concessão desse tipo de autorização são as mesmas para tirar a primeira habilitação. Ter 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e cadastro de pessoa física (CPF) e passar por exames físicos, psicológicos e práticos. "Além disso, é necessário o uso de capacete", ressaltou o comandante da Brigada Militar de Campo Bom, capitão Eroni de Oliveira Gonçalves. Já o emplacamento para este tipo de veículo é opcional.


FONTE: Redação Revista Mundo Moto

Voltar