Governador anuncia novas reservas de petróleo no Espírito Santo

Hartung disse que foi informado há alguns meses, mas que só agora, após o anúncio da Petrobras ontem sobre a reserva de Tupi, localizada na Bacia de Santos, no litoral do Rio de Janeiro, sentiu-se à vontade para falar das descobertas no Espírito Santo.

“É uma novidade importante. Já tinha recebido há algum tempo essas informações. Naquela enorme área que já contabiliza grandes descobertas Jubarte, Cachalote, denominada Parque das Baleias. Numa profundidade maior. Abaixo daqueles poços descobertos, furando para além da camada de sal, cinco mil metros abaixo, estão sendo encontrados poços com tamanho ainda indeterminado pela exploração, mas tudo indica que de boa dimensão, com óleo leve, aquele com mais valor, associado ao gás natural, que é uma necessidade do país”, contou.

O anúncio da Petrobras sobre Tupi, que indicou uma capacidade de até 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural, apesar de surpreender grande parte do mercado, já era fruto de especulações entre especialistas e chegou a ser noticiado pela imprensa.

Já as declarações de Hartung, no entanto, revelam algo que, ao que tudo indica, a Petrobras pretendia segurar por mais algum tempo. Ao falar sobre as novas áreas com grande potencial, Hartung diz que são quatro, mas isso inclui as reservas de Caxaréu e Pirambu, já divulgadas pela empresa estatal. O que ainda era segredo eram as descobertas de pré-sal referentes a Jubarte e Cachalote, esta última em fase adiantada de testes.

Ao comemorar a novidade, Hartung lembrou que o Estado deverá ser a grande fonte de abastecimento de petróleo e gás para todo o País. O governador explicou que hoje o Espírito Santo, que possui uma produção de petróleo média de 122 mil barris/dia, já tem contratada uma produção entre 300 e 400 mil barris.

Além disso, outros 20 milhões de metros cúbicos de gás também já estão reservados para o final do ano que vem e início de 2009. “É praticamente uma Bolívia. A Bolívia está despachando 27 milhões e o Espírito Santo vai despachar 20 milhões. Com a diferença de que o governante aqui é mais democrático do que lá”, finalizou.

Voltar