Inspeção veicular começa a ser feita em Colatina

Começa a funcionar o primeiro Organismo de Inspeção de Segurança Veicular (OIA) em Colatina, a Instec, inaugurada em 4 de janeiro. A empresa é acreditada pelo Inmetro e licenciada pelo Denatran. Além de carros de passeio, faz vistorias em automóveis pesados, como ônibus e caminhões, incluindo os de transportes de granito. O serviço também contempla ônibus de turismo, para licenciamento junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A Instec Inspeção Veicular atende Colatina e municípios vizinhos, como Baixo Guandu, Rio Bananal, Marilândia, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Pancas, João Neiva, Ibiraçu, São Roque do Canaã, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e, ainda, cidades de Minas Gerais, como Aimorés e Conselheiro Pena.

São oferecidas inspeções de veículos sinistrados (reparados após batida), transformados (convertidos a Gás Natural, modificados) e com mudança de características (troca de carroceria e instalação de terceiro eixo).

A inspeção veicular é realizada por meio de equipamentos computadorizados de última geração. Nela, são verificados aproximadamente 200 itens. Durante o procedimento é feita a checagem de componentes de segurança e a verificação se o kit Gás Natural Veicular foi instalado em oficina autorizada pelo Inmetro.

“Alguns motoristas não se preocupam com a data do vencimento do Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é emitido após inspeção anual obrigatória. Isso está estabelecido na resolução 297/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). É uma garantia de que os veículos apresentam condições de segurança para trafegar”, afirma o engenheiro responsável pela Instec, José Carlos Diniz.

Além de colocar em risco a vida dos pedestres, o motorista irregular pode ser multado pelas polícias rodoviárias Federal e Estadual, perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o veículo apreendido.

Fazer a inspeção veicular é fácil. Basta levar o documento do veículo, a carteira de habilitação do condutor, além do certificado de inspeção do Inmetro relativo ao ano anterior. O procedimento técnico dura apenas 30 minutos. Os veículos reprovados são notificados a comparecer até uma oficina e, em seguida, voltam para fazer nova inspeção.

A Instec Inspeção Veicular está localizada na Rodovia Geper Lopes de Farias, Km 2, loja 2, no bairro Carlos Germano Naumann, em Colatina. O telefone é 3723-7770. E-mail: colatina@instec-es.com.br.

Fonte: Contatus Comunicação

Voltar