Pininfarina desenvolve protótipo elétrico

Revista Quatro Rodas

A empresa de design Pininfarina revelou o protótipo elétrico Nido como o ponto de partida para uma nova plataforma modular de veículos elétricos e híbridos.

O EV Nido é uma atualização do conceito Nido, apresentado em 2004. Semelhante ao smart fortwo, a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de mostrar um carro acessível e compacto.

Segundo informações do Auto Blog, o protótipo, que inicialmente utilizava um chassi de aço, vai migrar para uma estrutura de alumínio, para ficar mais leve.

Uma bateria de 30 quilowatts impulsiona o motor elétrico diretamente nas rodas traseiras. No futuro, um motor à combustão poderia trabalhar nas rodas dianteiras na versão híbrida do veículo.

Diferentemente do convencional adotado, a Pininfarina utilizou baterias de sal de níquel, que tem boa densidade energética, mas temperatura elevada. Com apenas 400 kg, a bateria Zebra não contém matériais tóxicos e é reciclável.

O EV Nido pode fazer de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e tem autonomia 140 km. Ainda não há previsão de início de produção do veículo elétrico. (Revista Quatro Rodas/Bruno Roberti)

Voltar