Compagas apresenta novas formas de utilização do gás natural

Benefícios e vantagens dos processos de cogeração, climatização e geração de energia elétrica foram discutidos em seminário

Gerar novas oportunidades de negócio para os empresários paranaenses. Esse foi o objetivo atingido pelos 130 participantes do seminário Eficiência Energética: Cogeração, Climatização e Geração de Energia Elétrica a partir do gás natural, realizado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em 13 de maio último. O evento apresentou aos empresários dos segmentos comercial e industrial novos processos que garantem a economia, o alto rendimento e um melhor gerenciamento no consumo de energia - novas tecnologias capazes de moldar o mercado para um consumo sustentável. “A cogeração, a climatização e a geração de energia elétrica a partir do gás natural garantem o uso racional da energia, colaborando para que as empresas respeitem o meio ambiente em seus processos”, afirma o diretor presidente da Compagas, Luiz Carlos Meinert.


O uso racional e sustentável do gás natural e a economia que o combustível pode proporcionar foram os pontos fortes das palestras de Alexandre Breda e Ronaldo Andreos, da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás). Fatores de confiabilidade e qualidade dos sistemas também foram assuntos de grande importância.


De acordo com informações técnicas apresentadas por Andreos, o gás natural chega a ser 25% mais econômico que a energia elétrica e 50% mais barato que o diesel, nos processos que têm por meta a eficiência energética. “O gás natural é uma ótima solução energética, com alto rendimento e com excelente custo benefício”.


Além das informações técnicas e comerciais sobre os processos, os participantes conheceram equipamentos que convertem o gás natural em energia térmica e elétrica, disponíveis no Brasil. “Conseguimos ter uma visão ampla para traçar comparativos entre equipamentos e produtos energéticos. Sem dúvida, são processos viáveis e que merecem um estudo e uma atenção especial, principalmente pelo alto retorno financeiro”, diz José Aparecido Gaspar, supervisor da Central de Utilidades da Renault. “Conhecer os equipamentos e suas características, bem como a disponibilidade de peças e manutenção no mercado nacional, também foi muito importante para aumentar a nossa confiabilidade nos processos”.



A intenção da Compagas com este seminário foi disseminar as informações comerciais e técnicas sobre o uso do gás natural para a geração de energia a fim de que outras empresas escolham o combustível como uma solução energética limpa e eficaz. “Estamos honrados em colaborar com a apresentação de formas mais econômicas para a geração de energia, diversificando a oferta de produtos no mercado e possibilitando que a indústria paranaense faça sua melhor escolha para um produto mais competitivo”, declarou o coordenador do Departamento de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep PR), Frederico Reichmann Neto.


O seminário foi realizado no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores da Indústria do Estado do Paraná (Cietep), com a parceria do governo do Paraná e com o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Instituto de Engenharia do Paraná (Iep).


Fonte: Adriana Endres, Binômio Comunicação/Assessoria de Comunicação Compagas, maio/10

Voltar