transporte de rocha - nova resolução

Entidades ligadas ao transporte de rocha se reúnem para debater nova resolução nesta quarta-feira (30)

Os principais representantes das entidades ligadas ao transporte de rochas no Estado, e órgãos públicos relacionados à área de trânsito, se reuniram na tarde desta quarta-feira (30) na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), para debater sobre os avanços da nova resolução nº 354 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece novos requisitos de segurança para o transporte de rochas ornamentais.
Na reunião, os participantes se comprometeram a formar um grupo para acompanhar a aplicação da resolução e sugerir possíveis melhorias ao Contran. Em julho será realizada uma nova reunião para aprofundar o tema.
Segundo o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, a nova norma traz mais segurança para o transporte de rochas "O grupo que foi formado hoje acompanhará a aplicação da nova norma e tem o objetivo de manter os baixos índices de acidentes que conseguimos com as melhorias na legislação. Esta nova norma aperfeiçoou muito a segurança", disse.
De acordo com Wilmar Barros Barbosa, do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa) o setor de transporte de rochas tem se adaptado ao longo dos anos às novas resoluções. "A resolução foi feita em parceria com os envolvidos e agora precisa ser operacionalizada. Será uma adaptação setorial forte", disse.
Para o superintendente do Sindirochas, Romildo Tavares, a reunião foi importante para alinhar os segmentos ligados ao tema e para propor novas melhorias à legislação na próxima reunião. "O Sindirochas entende que esta reunião foi muito importante para as entidades que participaram da evolução da resolução e para o entendimento das melhorias e possíveis correções, no aperfeiçoamento da legislação que compreende o transporte de rochas", disse.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Fábio Rodrigues da Silva, elogiou a iniciativa da reunião e ressaltou o papel de fiscalização da PRF. "A Polícia Rodoviária Federal vai fiscalizar e fazer cumprir a resolução. Entendemos que houve um avanço grande e a expectativa é que haja mais segurança no transporte, fazendo com que mais vidas sejam salvas", frisou.
Participaram da reunião representantes do Detran|ES, do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (Dnit), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), Batalhão de Policia de Trânsito, Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis), Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares), Federação das Empresas de Transporte do Espírito Santo (Fetransportes), Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), e da comissão de segurança da Assembleia Legislativa do Estado.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br

Voltar