Compagas apresenta história do gás natural na Feira de Imóveis 2010

Estande da companhia mostrou a confiabilidade e segurança da rede de distribuição

A história do gás natural foi o tema do estande da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) na Feira de Imóveis 2010, realizada pela Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), entre os dias 11 e 15 de agosto, no Estação Convention Center, em Curitiba. Neste ano, os visitantes do estande da companhia, que também é copatrocinadora da feira, puderam fazer um passeio pela história e conhecer as diversas fases para obtenção deste combustível, desde a exploração até o consumidor final.


Com foco especial nas residências, a Compagas montou, em um espaço de 102 m², o "caminho do gás natural". Na área destinada a apresentar o combustível para as residências montou-se um modelo de como o gás natural é distribuído - desde a rua, passando pela estação de redução de pressão e a chegada às residências. "Nosso objetivo foi mostrar a credibilidade e a segurança da rede de distribuição e, com isso, chamar a atenção dos profissionais da construção civil e dos visitantes para este moderno combustível", ressaltou o diretor técnico-comercial, José Roberto Gomes Paes Leme.


Para contar a história do gás natural, o estande divulgou informações sobre a formação das camadas geológicas de petróleo e gás natural na pré-história, o uso do gás natural nas civilizações clássicas da antiguidade e algumas curiosidades como a utilização deste combustível na iluminação pública durante a Revolução Industrial. “Os visitantes também puderam conhecer um pouco mais da Compagas, da sua atuação e dos serviços prestados”, ressaltou Leme. Consultores da companhia estiveram no estande para conversar com os visitantes e tirar dúvidas sobre a utilização do gás natural nas residências.

Institucional – A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionistas a Companhia Paranaense de Energia (Copel) com 51% das ações, a Petrobras Gás S.A., com 24,5% e a Dutopar Participações Ltda, de propriedade da multinacional Mitsui Gás, com 24,5%. Iniciou suas atividades em 1998, com a distribuição de gás de refinaria a indústrias de Curitiba, Araucária e Campo Largo. A partir de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do sul do país a fornecer gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do Gasoduto Bolívia - Brasil (Gasbol). Atualmente a Compagas possui 530 km de rede em sete municípios (Curitiba, Araucária, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, São José dos Pinhais e Ponta Grossa), e atende através do Gás Natural Comprimido (GNC), Colombo e Paranaguá.

O início do fornecimento de gás natural para residências se deu em 2002. Hoje, são mais de 10 mil clientes neste segmento, entre unidades consumidoras e contratadas. O combustível está disponível em Curitiba para o segmento residencial nos bairros Orleans, Mossunguê, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Batel, Água Verde e Vila Izabel e, em breve novos bairros devem contar com o combustível. Em 2009, a empresa deu início à construção da rede de distribuição de gás natural na região Nordeste de Curitiba. Ao todo deverão ser investidos cerca de 44 milhões para a instalação de 54 km de rede passando pelos bairros Ahú, Alto da Glória, Alto da Rua XV, Bacacheri, Cabral, Centro, Cristo Rei, Jardim Social, Juvevê, Rebouças e Tarumã. A previsão é que até 2014, mais de 5 mil unidades domiciliares, comércios e postos de combustível façam uso do gás natural.

Fonte: Adriana Endres, Binômio Comunicação/Assessoria de Comunicação Compagas, agosto/10

Voltar