Estados se preparam para fazer a inspeção veicular ambiental

O processo de tratamento de esgoto de Cachoeiro de Itapemirim acaba de conseguir sua certificação de qualidade de nível internacional. É a ISO 14001, que avalia a gestão do serviço e dá atenção especial ao cuidado com o meio ambiente. O certificado foi recebido neste ano pela concessionária Foz do Brasil.

Para obter o ISO 14001, o processo de tratamento de esgoto, realizado na estação do Bairro Coronel Borges, passou por duas auditorias em 2010. As avaliações foram feitas pela Det Norske Veritas (DNV), organismo certificador de origem norueguesa, que atua em 100 países, possui escritório em São Paulo e é credenciado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

“Essa certificação atesta o trabalho que vem conquistado níveis cada vez mais elevados em premiações nacionais, como o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). No último ano, a Foz do Brasil de Cachoeiro de Itapemirim conseguiu ficar entre as sete empresas de saneamento mais bem colocadas no Brasil”, afirma o diretor da concessionária, Marcio Tanajura.

Na área ambiental, a ISO 14001 comprova que a Foz do Brasil consegue retirar mais de 90% a carga de material orgânico da água que, depois do tratamento, é devolvida ao Rio Itapemirim. Também se destacaram positivamente os programas de educação ambiental e o fortalecimento do controle operacional do serviço.

“Comprovamos que o processo de tratamento de esgoto está de acordo com todas as legislações federais, estaduais e municipais, tendo condições de continuar a cumpri-las”, destaca a gestora da área de Pessoas e Organização da concessionária, Adriana Altoé Pigatti.

Concessão tem ISO 9001 há dez anos

Além de conquistar a ISO 14001 para o tratamento de esgoto, a Foz do Brasil de Cachoeiro de Itapemirim renova, anualmente, sua certificação ISO 9001, válida para a concessionária como um todo. Essa certificação, obtida em 2001, é auditada anualmente e totalmente recertificada a cada três anos.

A certificação ISO 9001 atesta que os processos da concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim são padronizados, otimizados e executados de maneira eficiente e eficaz.

Certificado consolida liderança de Cachoeiro

Com a nova certificação, Cachoeiro de Itapemirim consolida-se como referência nacional em saneamento básico. Com a concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto à iniciativa privada em 1998, o município recebeu muitos investimentos. Se só 5% dos imóveis tinham tratamento de esgoto naquele momento inicial, hoje já são 88% e a meta é alcançar 92,5% já em 2012.

Para atingir esse objetivo, além de ampliar e modernizar o sistema de abastecimento de água, a concessionária está executando dezenas de obras nos últimos anos, tanto na cidade, quanto nos distritos, num pacote total de R$ 75 milhões. Detalhes de todas as ações podem ser conferidas no site www.fozdobrasil.com.br.

Fonte: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/estados-se-preparam-para-fazer-a-inspecao-veicular-ambiental/

Voltar