Falta de inspeção veicular provoca quase 70 mil multas em SP

DE SÃO PAULO

A CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) emitiu 68.635 multas por falta de inspeção veicular em São Paulo nos primeiros três meses de fiscalização por meio de radares.

Inquérito analisa suposta falha em inspeção veicular
Alckmin quer estender inspeção a outros municípios
Mais de 34% da frota de SP falta à inspeção veicular

Desde o dia 6 de dezembro de 2010, os radares da cidade que possuem o Sistema de Leitura Automática de Placas também fiscalizam veículos que não passaram pela inspeção veicular ambiental. Atualmente, 193 aparelhos fazem a fiscalização da frota.

A infração tem multa de R$ 550, mas não pontuação na carteira de habilitação, por ser uma infração ambiental.

Segundo a CET, os recursos obtidos com essas multas serão remetidos para o Fundo Verde (Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e ficarão disponíveis para projetos da Secretaria de Transportes da cidade que visem diminuir a poluição emitida pelos veículos e as emissões de gases de efeito estufa.

REPROVADOS

No ano passado, 116.412 veículos não conseguiram ser aprovados na inspeção, o equivalente a 3,8% do total.

O maior índice de reprovações é entre os caminhões: 14,8%. Automóveis de passeio têm o maior percentual de aprovações, com 96,4%.

Foram aprovados de cara, já na primeira inspeção, 76,5% dos veículos, segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Entre os caminhões, a maior parte --53,9%-- foi reprovada na primeira inspeção e teve de voltar ao menos uma vez para refazer o teste.

Quando reprovado, o veículo tem 30 dias para passar por outra inspeção sem pagar nova taxa. Caso seja reprovado novamente ou não volte no prazo, é preciso pagar de novo a tarifa.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/904381-falta-de-inspecao-veicular-provoca-quase-70-mil-multas-em-sp.shtml

Voltar