Pagamento de licenciamento de veículos começa na sexta

A cobrança da taxa ocorrerá até novembro e o calendário está disponível no site do Detran

A partir de sexta-feira (1), os proprietários de veículos no Estado devem realizar o pagamento do licenciamento veicular referente ao ano de 2011. A cobrança da taxa ocorrerá até novembro e o calendário está disponível no site do Detran para consulta.

O Documento Único de Arrecadação (DUA) - que é a guia onde constam todos os débitos do exercício, como taxa do licenciamento e seguro obrigatório - é encaminhado à residência dos proprietários de veículos e pode ser pago em qualquer agência do Banestes, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Bancoob e Sicoob, até o dia estabelecido no calendário. O DUA pode ser emitido também via Internet, no site do Detran-ES.

Leia mais notícias no Minuto a Minuto

O Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) é entregue na casa dos proprietários em até cinco dias úteis após o pagamento do DUA. Quem não receber o CRLV deve se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) onde o veículo está registrado para retirar o documento.

Os proprietários de veículos que optarem por não pagar a taxa de postagem, no valor de R$ 12,65, devem retirar um novo boleto na Ciretran. Neste caso, após o pagamento na rede bancária, eles devem voltar ao estabelecimento para obter o CRLV.

Confira aqui a tabela de pagamento do licenciamento

O pagamento do licenciamento é obrigatório e quem deixar de fazê-lo até a data de fiscalização cometerá infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54, e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da multa e da pontuação na CNH, o condutor pode ter o veículo guinchado, acarretando taxas de remoção e estada em pátios credenciados.

De acordo com o Detran, os proprietários de veículos devem manter o endereço de correspondência atualizado junto ao órgão, pois o não recebimento do boleto no endereço cadastrado não isenta o proprietário das penalidades pelo não recolhimento do tributo devido.

Veículos movidos a gás natural

Os proprietários de veículos a gás natural precisam procurar um órgão de inspeção para renovar a validade do kit. A renovação do Certificado de Segurança Veicular é necessária para que os condutores recebam o CRLV referente ao exercício de 2011.

A lista das empresas credenciadas para realizar a vistoria pode ser conferida no site do Detran, no link Veículos - Inspeção Veicular - Empresas.

Para encontrar o dia e mês do pagamento é preciso fazer uma leitura nos sentidos vertical e horizontal da tabela. O proprietário deve procurar o número de seu final de placa na tabela. As informações são da assessoria de comunicação do Detran-ES.
Calendário de Fiscalização do Licenciamento - Exercício 2011

Placa final:
1 e 2 - a partir de 15 de agosto
3 e 4 - a partir de 15 de setembro
5 e 6 - a partir de 15 de outubro
7 e 8 - a partir de 15 de novembro
9 e 0 - a partir de 15 de dezembro

Voltar