Ônibus a GNV é testado na cidade

Ônibus circulou sem passageiros entre os dias 25 e 27 de fevereiro

Um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV), da montadora Scania, modelo Citywide de 15 metros de comprimento e capacidade para até 120 passageiros, foi utilizado para testes operacionais em Sorocaba entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Segundo a Urbes, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito e transporte na cidade, a avaliação foi solicitada pela concessionária visando observar as performances das mais variadas tecnologias. Em 2014 ocorreram testes com o ônibus elétrico, que chegou a circular na cidade pela linha 100-Expresso, porém, a compra desse tipo de veículo não ocorreu até o momento.
No caso do ônibus movido a GNV, não houve transporte de passageiros, sendo utilizado apenas tonéis de água para simular o peso. Segundo o representante da Scania, Carlos Eduardo Biagini, o ônibus fez uma demonstração completa com as mesmas ações que o similar a diesel - chamado de operação sombra - em paradas, aceleradas, tudo igual aos modelos já utilizados no transporte coletivo de Sorocaba.
O ônibus elétrico híbrido, testado em setembro de 2014, consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus em operação na Europa, porém o seu valor pode ser até cinco vezes maior do que um modelo convencional, hoje estimado em R$ 300 mil. Já o veículo testado na última semana, segundo Biagini, é capaz de reduzir as emissões de material particulado em até 90%. (Supervisão: Cida Vida)

Divulgação/Secom – Sorocaba -SP
Publicado em 06 de Março de 2015

Voltar