Obrigatoriedade do extintor tipo ABC fica para outubro

Ministério das Cidades pediu ao Denatran e prazo será prorrogado pela terceira vez no ano


O Ministério das Cidades comunicou nesta segunda-feira (15), em nota oficial, que prorrogará por mais três meses a obrigatoriedade do extintor tipo ABC nos veículos. O pedido foi enviado ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e será publicado nos próximos dias no Diário Oficial.

Inicialmente, a multa pela falta do item — infração grave, com cobrança de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH — valeria a partir de 1º de janeiro. Depois, a data foi postergada para 1º de abril e, por fim, para 1º de julho. Segundo o ministro Gilberto Kassab, técnicos do órgão ainda precisam de mais tempo para "concluírem as avaliações em andamento".

Na prática, os extintores do tipo ABC contém uma substância que é mais eficaz em incêndios causados por materiais sólidos, como madeira, papel e tecidos. Por isso, são mais "completos" que os do tipo BC (pó químico). Desde 2009, são obrigatórios nos veículos novos, mas a resolução nº 521/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exigirá o equipamento também em modelos antigos.

Fonte: Notícias R7 Carros 15/06/2015

Voltar