Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

A Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, terá uma programação especial no Estado. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizará diversas atividades voltadas para a promoção da segurança no trânsito, um dia de ações e serviços para os cidadãos, seminário temático e premiação de bons condutores capixabas. Todas as ações terão como foco o tema estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) neste ano: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

As ações começam já nesta semana. A partir desta terça-feira (13), a equipe do Detranzinho, o espaço de educação do órgão, realizará ações educativas no Estado com palestras e atividades para crianças, adolescentes e adultos demonstrando a importância do respeito às leis e das boas práticas para um trânsito mais seguro. Também serão feitas ações de abordagens nas ruas da Grande Vitória para conscientizar as pessoas do perigo do uso do celular. As ações ainda levarão atividades lúdicas sobre trânsito com cinema, distribuição de cartilhas e jogos interativos para as ruas de Aracruz, no próximo sábado (17), e de São Mateus e Nova Venécia, no sábado seguinte, dia 24.

Na quarta (21) e na quinta-feira (22) da próxima semana, o Detran|ES realizará o ‘I Seminário de Trânsito e Cidadania’, no Centro de Convenções de Vitória, que tem o objetivo de conscientizar o cidadão a desenvolver atitudes e comportamentos seguros no trânsito e disseminar informações sobre os projetos que vêm sendo conduzidos pelo órgão. O evento terá como palestrantes especialistas em trânsito de todo o país para debater o assunto com um público de profissionais de órgãos como Detran|ES, DER, DNIT e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; de Centros de Formação de Condutores (CFCs); de setores de Trânsito e Educação de Prefeituras; de clínicas; além de estudantes de Engenharia, Psicologia e Pedagogia; servidores de outros órgãos públicos que atuam com o tema trânsito e demais interessados.

Também na quinta (22), o Detran|ES fará uma homenagem a condutores do Estado e servidores do órgão com mais tempo de habilitação e sem nenhum registro de infração com a entrega do prêmio de ‘Bom Condutor’. Também será feita a entrega de placas de homenagem aos participantes da Campanha do Apoio Psicológico às vítimas de acidente de trânsito e familiares.

Para encerrar a semana, no sábado (24), será realizado na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport) o “Dia D do Detran|ES”, uma oportunidade para o cidadão solicitar serviços relacionados à habilitação e aos veículos, orientação jurídica para recursos de multas e indicação de condutor, além de orientações básicas sobre mecânica, revisão de motocicleta, ajuste e lubrificação de bicicletas. Também serão disponibilizados outros serviços como aferição de pressão e glicemia, orientações de saúde bucal, boletim de acidente de trânsito, emissão de documentos de identidade e cadastro de via expressa. O público também poderá participar de ações educativas e de uma demonstração que simula uma colisão veicular, reforçando a necessidade do uso do cinto de segurança, assistir a uma simulação de resgate de vítima presa às ferragens de um veículo e, ainda, assistir à apresentação de ginástica artística e a jogos.

Confira a programação:

13 e 14/09 - Ação do Detranzinho
Local: Emef Maria José Costa Moraes – Vitória
Horário: Matutino e Vespertino

14/09 - Ação do Detranzinho
Local: Prodest – Vitória
Horário: 16h às 18h

17/09 – Abordagens nas ruas com atividades lúdicas sobre trânsito com cinema, distribuição de cartilhas e jogos interativos
Local: Aracruz
Horário: 9h às 13h

18 a 25/09 - Abordagens nas ruas sobre perigo do uso de celular ao volante
Local: Grande Vitória

19 e 20/09 – Ação do Detranzinho
Local: SESC - Parque Moscoso – Vitória
Horário: Matutino e Vespertino

21 e 22/09 – ‘I Seminário de Trânsito e Cidadania’
Local: Centro de Convenções de Vitória, na Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória – ES
Horário: Manhã: 8h às 12h15 / Tarde: 14h às 17h15

21 e 22/09 – Ação do Detranzinho
Local: Emef Aureníria Correa – Serra
Horário: Matutino e Vespertino

22/09 – Homenagem aos participantes da Campanha do Apoio Psicológico às vítimas de acidente de trânsito e familiares
Local: Centro de Convenções de Vitória, na Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória – ES
Horário: 9h às 12h

22/09 – Prêmio de ‘Bom Condutor’
Local: Centro de Convenções de Vitória, na Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória – ES
Horário: 14h às 17h

23/09 – Ação do Detranzinho
Local: Emef Antônio de Barcellos – Vila Velha
Horário: Matutino e Vespertino

24/09 – Dia D do Detran|ES
Local: Sesport, Rua Cel. Schwab Filho, s/n – Bento Ferreira, Vitória
Horário: 9h às 16h

24/09 – Abordagens nas ruas com atividades lúdicas sobre trânsito com cinema, distribuição de cartilhas e jogos interativos
Local: São Mateus e Nova Venécia
Horário: 9h às 13h

Semana Nacional de Trânsito
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016 como “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito o órgão e as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando à participação de todos para o alcance da segurança viária.

Para o Denatran, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!

Década de Ações para Segurança no Trânsito

Em Março de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

Por conta dos acidentes, aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Além disso, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte na faixa de 15 a 29 anos de idade; a segunda na faixa de 5 a 14 anos; e a terceira na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool; excesso de velocidade; não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges

Voltar