Petrobras descobre novos reservatórios de gás natural e óleo leve na Bacia do Espírito Santo

SÃO PAULO - A Petrobras anunciou a descoberta de novos campos de gás natural e óleo leve na Bacia do Espírito Santo. Segundo a empresa, a existência desses reservatórios, ao norte do campo de Camarupim, confirma o "grande potencial de gás e óleo leve dessa bacia".

A descoberta foi confirmada após a perfuração de dois poços (um pioneiro e outro exploratório). O poço pioneiro foi perfurado numa lâmina d'água de 708 metros, no litoral capixaba, e encontrou reservatórios arenosos de 101 metros de espessura, saturados de gás, a uma profundidade de 3.417 metros. Esse poço, localizado no bloco exploratório BM-ES-5, é operado pela Petrobras, que tem 65% de participação, em parceria com a empresa norte-americana El Paso Corporation, que detém os 35% restantes.

Além de gás, o poço pioneiro constatou, também, a presença de óleo leve em reservatórios mais rasos, numa profundidade de 2.461 metros. Segundo a empresa, essa descoberta reforça o grande potencial de prospectos ainda não perfurados no mesmo bloco.

Fonte:
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2007/12/06/ult1913u80172.jhtm

Voltar