Congresso de GNV de Bangkok apresenta novidades

Com perto de 2000 metros quadrados de área de exposição e 400 delegados inscritos, teve pleno êxito o recente 2º. Congresso e Feira da ANGVA – Associação Asiática de GNV, realizado em Bangkok, Tailândia, de 27 a 29 de novembro, deste ano.

Nas diversas sessões do Congresso, foram apresentados e discutidos diversos temas, associados à industria de GNV, dentre os quais algumas novidades que deverão ser brevemente colocadas no mer¬cado, resultantes de inovações e pesquisas que buscam desenvolver o estágio atual da tecnologia empregada no setor. Uma des¬sas inovações, é um material de adsorção de gás natural, chamado de MOF (“Metal Organic Framework”), ainda em estágio final de desenvolvimento nos laboratórios da BASF, capaz de aumentar a quantidade de GNV armazenada num cilindro, a pressões de até 200 bar, dando maior autonomia ao veículo. O produto final leva a marca “Basostor” e pode ser colocado no mercado, já nos próximos dois anos.

Uma outra novidade é o “hythane”, uma mistura “premium” de gás natural com hidrogênio, com baixíssimos níveis de emissões - 50% menor em monóxido de carbono e NOx, acréscimo de 10% na eficiência de motores “turbo charged” e ampla faixa de flamabilidade. Ainda na linha das novidades, está uma nova central eletrônica de controle, para atender aos limites de emissões (Euro 3) de motores “bi-fuel” – diesel-gás ou gasolina-gás e maior economia de combustível.

Foram também apresentadas inovações com a apresentação de modelos de postos de abastecimento pré-fabricados, para rápida disseminação de redes de abastecimento em regiões ainda carentes de GNV, e no transporte marítimo de GNC.

Atendendo a pedidos, o prazo para apresentação de sumários de trabalhos foi prorrogado até o final de dezembro. Com isso, se oferece a oportunidade de maior participação do público em geral, com idéias, experiências, oportunidades, inovações, que possam desenvolver o estágio atual da tecnologia de uso do gás natural em veículos. Os sumários devem ser enviados somente através do “site” www.NGV2008.com.br, o qual fornece detalhes sobre os temas do congresso e que recomendamos consultar.

Espera-se um significativo número de participantes do Brasil e do exterior, sendo essa, uma excelente oportunidade de cada um demonstrar seus produtos, capacitação e excelência em tecnologia para o mercado de GNV.

O evento já conta com significativo número de reservas de espaço para a feira que será concomitantemente realizada no Rio Cidade Nova Convention Center, existindo ainda a possibilidade de sua empresa participar. Consulte o site do evento quanto à disponibilidade de espaço e custos.| Por: IBP (GNV News).

Voltar